A prática
O tai ji quan (ou tai chi chuan) é uma arte marcial com mais de 400 anos e vinte e uma gerações de tradição. É parte da cultura imaterial do povo da China: um saber que aproxima as pessoas a um sentimento de comunhão e continuidade.
Pela habilidade refinada que exige e por ser um método poderoso de fortalecimento do corpo, o taijiquan é um tesouro radiante entre as artes marciais chinesas, e vem atraindo cada vez mais interesse.
Atualmente a prática é conhecida em todo mundo por trazer muitos benefícios para a saúde física e mental. Em 2020 a prática foi incluída pela UNESCO na lista representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
No Brasil, o tai ji, ou tai chi, chegou em meados do século XX. Os benefícios da prática também foram amplamente reconhecidos aqui. Em 2006 foi incluído entre as práticas integrativas complementares de atenção básica à saúde oferecidas pelo SUS.
Na Escola Chenjiagou Brasil praticamos o estilo cultivado pela família Chen, que deu origem às cinco principais linhagens praticadas na China e ao redor do mundo.
Em nossa escola, estamos comprometidos com a transmissão dessa prática de geração em geração, em profundo respeito a quem veio antes de nós e à cultura do povo chinês que nos dá esse presente.
Faz parte do nosso compromisso criar pontes entre culturas e comunidades e lutar contra os preconceitos, compartilhando conhecimento.
O taijiquan da Família Chen
“O sistema tradicional de treinamento da família Chen transforma nossa maneira de trabalhar a energia vital ao mesmo tempo em que transforma nossa condição corporal pela prática. Na medida em que as aulas vão avançando, o corpo e a mente reconhecem esse trabalho, percebemos melhor sua importância e passamos a dar valor às exigências e dificuldades: é graças a isso que ganhamos a base necessária e nos aproximamos dos fundamentos do taijiquan.“
Professor Gil Rodrigues, diretor e fundador da Escola Chenjiagou Brasil
A vila e a Família Chen
O gráfico abaixo, como uma árvore genealógica, é a forma usada pela Família Chen para representar as linhas de transmissão do taijiquan, de geração em geração.
Em nossa escola compartilhamos honra e alegria em receber esse legado que atravessou o tempo e as distâncias. O professor Gil Rodrigues, sob a linha do mestre Chen Ziqiang, integra a 21ª geração da família Chen.
Ao longo de aproximadamente quatro séculos, mestres e aprendizes dedicaram suas vidas a manter viva esta arte, que queremos ver florescer em nossos alunos. Como todo conhecimento, o taijiquan é algo vivo e em constante transformação.
Os Mestres não ensinam simplesmente modelos a serem copiados: nos transmitem uma busca, um caminho a trilhar com nossos próprios passos.
Alguns mestres da Família Chen
Chen Wangting (陈王庭; 1580–1660) | 9ª geração da família Chen
Hábil com a pena e com a espada, Chen Wangting integrou formas de armas e vários estilos de luta, cultura e medicina tradicionais (teoria dos meridianos e da interação entre Yin e Yang), formando o que hoje conhecemos como Taijiquan da família Chen.
Chen Changxing (陈长兴) ou Yún tíng (云亭) | 14ª geração da família Chen
Chen Changxing foi discípulo de Chen Bingwan. Sistematizou o Estilo Antigo (Laojia) em duas formas: a primeira, Yi Lu (老家一路), e a segunda, Er Lu (老家二路). A fim de melhor expressar os princípios do Taijiquan, estas duas formas foram criadas buscando a concisão. Além disso, Chen Changxing refletiu sobre o Taijiquan a partir das teorias marciais, produzindo um conjunto de obras: Dez teorias do Taijiquan [Taijiquan shi da yao lun (太极拳十大要论)], Tratado sobre a aplicação marcial [Taijiquan yong wuzhi yan (太极拳用武之言)] e Escrito sobre tática de combate no Taijiquan [Taijiquan zhandou pian (太极拳战斗篇)], entre outros.
Chen Fake (陈发科; 1887-1957) | 17ª geração da família Chen
Chen Fake foi discípulo de Chen Yanxi e criou o Estilo Novo (Xinjia) do Taijiquan da família Chen. Por sua habilidade marcial e por sua contribuição para o desenvolvimento e a difusão do estilo, Chen Fake ficou conhecido em sua época como “o grande mestre” [Yidai Zongshi (一代宗师)]. Ensinou em Beijing, onde ganhou fama como artista marcial e aceitou muitos discípulos de fora da família Chen, hoje conhecidos como fundadores de outros estilos de Taijiquan. Em 1963 seus discípulos Shen Jiazhen (沈家桢) e Gu Liuxin (顾留馨) publicaram em sua homenagem o livro Taijiquan Estilo Chen (陈氏太极 拳), que registra as formas Xinjia Yi Lu (新家一路) e Xinjia Er Lu (新家二 路), conforme ensinadas pelo mestre em seus últimos anos de vida.
Chen Zhaoxu (陈照旭; 1909-1960) | 18ª geração da família Chen
Chen Zhaoxu foi filho e discípulo de Chen Fake. A pedido de seu pai, retornou a Chenjiagou para ensinar a próxima geração de praticantes. Sofreu perseguição durante os tempos de turbulência ocasionados pela Revolução Cultural chinesa, e morreu jovem. Seu legado não será esquecido.
Chen Zhaokui (陈照奎; 1928-1981) | 18ª geração da família Chen
Chen Zhaokui aprendeu com seu pai, Chen Fake, e se tornou grande conhecedor das formas e teorias do Taijiquan da família Chen, principalmente as várias técnicas de chaves e torções [qinna (擒拿)]. Chen Zhaokui dedicou sua vida à preservação, aperfeiçoamento e transmissão do estilo e da cultura do Taijiquan de sua família, retornando à aldeia natal para ensinar a próxima geração de praticantes.
Chen Yuxia (陈豫侠; 1924-1986) | 18ª geração da família Chen
Chen Yuxia foi filha e discípula de Chen Fake. Foi uma das responsáveis por documentar a forma de espada de 54 movimentos publicando seus estudos em revistas de artes marciais.
Chen Xiaowang (陈小旺; nascido em 1945) | 19ª geração
Chen Xiaowang, filho de Chen Zhaoxu, é um dos grandes difusores do Taijiquan dentro e fora da China. Foi vencedor de muitos campeonatos de artes marciais e, a partir de 1990, viajou o mundo divulgando o Taijiquan da família Chen. É o atual presidente da Escola de Taijiquan de Chenjiagou e diretor da WCTA — Chen Xiaowang World Taijiquan Association, tendo discípulos em muitos países.
Chen Xiaoxing (陈小星; nascido em 1952) | 19ª geração
Chen Xiaoxing é o diretor executivo da Escola de Taijiquan de Chenjiagou (China) e presidente da Associação de Taijiquan Estilo Chen. Enquanto Chen Xiaowang, seu irmão mais velho, viajou pela China e pelo mundo divulgando o estilo da família, Chen Xiaoxing ficou na vila Chen, responsável por formar as novas gerações locais de praticantes.
Chen Yu (陈瑜; nascido em 1962) | 19º geração
Chen Yu, filho de Chen Zhaokui, é o vice-diretor da Escola de Taijiquan de Chenjiagou. Estabelecido em Beijing, é famoso desde jovem por sua habilidade marcial, principalmente em técnicas de qinna. É o fundador da Associação Chen Zhaokui de pesquisa sobre o Taijiquan da Família Chen. É conhecido por ser “valente como um leão e forte com um tigre” [Xiong shi menghu (雄狮猛虎)].
Chen Ziqiang (陳自強; nascido em 1977 | 20ª geração
Chen Ziqiang é o técnico-chefe e vice-diretor da Escola de Taijiquan de Chenjiagou. Vencedor de inúmeros campeonatos de tuishou e sanshou, tornou-se muito conhecido como artista marcial. Desde cedo aprendeu com Chen Xiaoxing, e seu tio, Chen Xiaowang, recebendo de ambos orientação constante e detalhada. É conhecido também como um professor meticuloso e dedicado. Grande conhecedor das formas de mãos livres e com armas, algumas das quais foram resgatadas e reconstruídas graças a seus próprios esforços, sob a orientação de seu pai.
O taijiquan da família Chen combina a técnica de combate com técnicas de cultivo da saúde
O Yǐndǎo ou Daoyin 引导 (canalização e direcionamento da energia interna) e o Tǔ nà 吐纳 (respiração profunda) são métodos tradicionais chineses para o cultivo da saúde. Para criar o sistema de treinamento do taijiquan, Chen Wangting integrou os movimentos harmoniosos das mãos, olhos e corpo do Daoyin e do Tuna, para promover a harmonização interna e externa, gerando cooperação profunda entre consciência, respiração e movimento.
O taijiquan da família Chen trabalha os meridianos da medicina chinesa (sistema jingluo ou sistema de canais e colaterais).
O sistema jingluo 经络 é o conjunto dos caminhos da energia e do sangue no corpo de uma pessoa, que vem dos órgãos e vísceras e são distribuídos até as extremidades. As funções da energia vital e o estado do sangue nos meridianos devem fluir livremente para que haja saúde e a longevidade. Chen Wangting criou o Taijiquan da família Chen e suas formas a partir dessa teoria, integrando-a aos princípios de movimento que praticamos.
O taijiquan da família Chen une princípios filosóficos e experiência prática.
As teorias do Taijiquan de Chen Wangting são baseadas em suas próprias experiências, em conhecimentos populares do wushu na dinastia Ming. O sistema teórico que desenvolveu traz a filosofia chinesa de alternância entre Yin e Yang para a prática: força e suavidade, relaxamento e atenção focada. Estes são fundamentos das formas do Taijiquan da família Chen, praticadas até que gradualmente se alcance o nível avançado em que, com habilidade, uma pequena força de “poucas gramas vence uma força de mil quilos” (四两拨千斤Siliang bo qianjin).
Escola Chenjiagou de Taijiquan Brasil 2021 © | Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por RootSystem